Compartilhando conhecimento

Em franco trabalho de compilação de textos, leituras e produção de resenhas, atividades rotineiras de uma doutoranda, resolvi compartilhar esse conhecimento com você que deseja saber um pouco mais sobre assuntos afins à alimentação, nutrição e cuidados paliativos, por meio dos meus resumos e comentários. Por isso, criei essa sessão aqui no site.

Os temas sobre alimentação, nutrição e cuidados paliativos podem aparecer juntos ou separados, mas sempre imbricados com outros temas, que as vezes podem parecer distantes, o que é um exercício muito legal para compreender a conexão entre eles e a sua relação na saúde, na doença, na vida e no viver.

Incialmente vou falar de assuntos relacionados à Nutrição e Cuidado, então para começar trago em destaque um trecho do capítulo 2 do meu livro Comendo com prazer até o fim:

“Podemos afirmar que cuidado significa ajudar a si mesmo ou aos outros, promovendo bem-estar e qualidade de vida. Isso se aplica aos seres humanos, aos animais, à natureza, ao ecossistema.

Entretanto, na área da saúde, o termo cuidado tem um sentido mais amplo, incluindo atenção, respeito e acolhimento; práticas essenciais à vida, ao desenvolvimento e à qualidade de vida. Nessa perspectiva, o cuidado depende da comunicação, dos relacionamentos, da responsabilidade, da cooperação, da capacidade de ajudar e ser ajudado.

(…) Podemos dividir o cuidado em quatro grandes grupos: biológico, psicológico, social e espiritual.

(…) Nos quatro grupos de cuidado, a alimentação está presente, nutrindo o corpo físico ou satisfazendo o desejo da alma, sendo um veículo de socialização ou mesmo uma medida terapêutica.”  (Benarroz, 2020)

O capítulo é curto, mas expressivo. Ele apresenta a alimentação como forma de cuidado, não somente do corpo, mas em diferentes aspectos. Essa forma de perceber como os alimentos, os nutrientes, as comidas em geral são representativos para cada um de nós, nos faz entender que a Nutrição, enquanto ciência, não está descolada da alimentação, enquanto ato de alimentar-se (ou comer).

Alimentação e nutrição são temas inerentes à vida das pessoas. Sem comida não há nutrição, sem nutrição não há vida na plenitude do seu desenvolvimento. Se esses termos estão confusos, dá uma olhada aqui Nutrição e Alimentação: parece a mesma coisa, mas não é para lembrar desses conceitos básicos.

Assim também é a palavra cuidado, que do ponto de vista gramatical pode ser classificada como substantivo com diferentes significados, por exemplo, como demonstração de atenção; como capricho ao realizar algo; como atenção maior em relação a alguém ou alguma coisa; como dever de arcar com seus próprios comportamentos ou com as ações de outrem. Também pode der classificada como adjetivo, por exemplo: como algo em que há capricho; sobre aquilo que se pensa em excesso. E como interjeição, quando expressão de cautela e prudência.

Normalmente o cuidado é associado à área da saúde, em especial à enfermagem. Entretanto, podemos dizer que a expressão cuidado pode ter vários sentidos e abordagens aplicadas em diferentes contextos além da área da saúde, como na filosofia, na sociologia, na bioética. Nesse sentido, a alimentação – como ato de alimentar-se – e a nutrição enquanto ciência ou como processo metabólico poderão ser pensadas, articuladas, compreendidas nos diferentes contextos das diferentes áreas associada ao cuidado, preservando a vida, a dignidade humana e a humanidade.

Finalizo com as palavras de Boff (2020) “Tudo o que fazemos vem, pois, acompanhado de cuidado. Tudo o que amamos também cuidamos. Tudo o que cuidamos também amamos.”

Bibliografia consultada

Benarroz, M. Comendo com prazer até o fim: o papel da alimentação na vida de pessoas com câncer avançado em cuidados paliativos. São Paulo: Scortecci, 2020.

Significado de cuidado. Dicionário online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/cuidado/. Acesso em 20 de novembro de 2021.

Boff, L. O Cuidar e o ser cuidado na prática dos operadores de saúde. Cien Saude Colet. 25(2):392; 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close