Pimentão: do sabor exótico à proteção

O pimentão (Capsicum annuum) é um fruto com alto valor nutricional e baixa caloria. Na culinária, pode ser usado como alimento do prato principal (pimentão verde recheado), ingrediente de uma salada (pimentão colorido na salada verde) e como tempero consumido in natura no molho à campanha ou no refogado de carne bovina ou da proteína de soja granulada, por exemplo. Você tem a liberdade de fazer um colorido na sua receita, porque as cores do pimentão variam conforme as diferentes fases de maturidade.

Com uma variedade de tamanhos, cores e sabores, os pimentões dão vida e sabor especial às preparações. Por exemplo:

  • Pimentão verde (colhido antes do amadurecimento): fase que o sabor é mais picante;
  • Pimentão amarelo (colhido quase maduro): apresenta um sabor levemente adocicado e menos picante;
  • Pimentão vermelho (colhido quando maduro): o sabor é mais adocicado e levemente picante.

Embora os pimentões mais comuns sejam o verde, o amarelo e o vermelho, eles existem nas cores roxa, marrom, branca, laranja e preta. Essas cores estão relacionadas à propriedades de nutrição e proteção devido os fitoquímicos (substâncias naturalmente encontradas nos vegetais que dão cor e sabor), tais como: compostos fenólicos e carotenoides (substâncias precursoras da vitamina A). Além disso, oferecem porções de diferentes vitaminas do complexo B, C, E e K; minerais como: potássio, magnésio, ferro e cálcio, zinco, fósforo, zinco e manganês; bem como fibras, das quais as fibras solúveis representam quase 80%.

A vitamina C é um dos destaques dos pimentões, em especial o amarelo, que pode chegar à 180mg, o triplo de quantidade recomendada para um adulto (60mg). Isso ocorre porque a quantidade da vitamina C aumenta durante o amadurecimento dos pimentões, com maior pico na fase intermediaria, por isso o mais rico em vitamina C é o pimentão amarelo e o mais pobre, o pimentão verde. Vale lembrar que a vitamina C é fundamental para proteger das doenças cardiovasculares e degenerativas; promove a saúde dos ossos e da cartilagem.

Os pimentões também são excelentes fontes de carotenoides, como betacaroteno e betacriptoxantina, que no fígado são convertidas em vitamina A. Licopeno, capsantina e capsorubina são os principais carotenoides encontrados no pimentão vermelho, esses pigmentos são responsáveis pela cor vermelha e são sintetizados durante o amadurecimento.

Tanto a vitamina C quanto os carotenoides e compostos fenólicos (antocianinas, quercetina,) conferem aos pimentões propriedades antioxidantes, importantes para combater os radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, reduzem os processos inflamatórios. Em relação às fibras, elas ajudam no fortalecimento da flora intestinal e bom funcionamento da função intestinal.

Um alerta! Pessoas com síndrome de alergia oral podem sentir irritação na boca, lábios ou garganta após consumir pimentão cru, principalmente o pimentão verde.

Tabela: Vitaminas e carotenos presentes em 100g em pimentões frescos

ComposiçãoPimentão amareloPimentão verdePimentão vermelho
Vitamina C (mg)183,580,4127,7
Vitamina A (mg)1018157
Vitamina B6 (mg)172229
Folato (mg)261046
Vitamina K (mcg)7,44,9
Betacaroteno (mcg)1202081.624
Betacriptoxantina (mcg)7490
Luteína + zeoxantina (mcg)34151

Fonte: Adaptado da Tabela de composição de alimentos da USDA/2007, apresentado em Ribeiro, 2008

Bibliografia consultada:

Ribeiro, CSC. Pimenta Capsicum. Brasília: Embrapa Hortaliças; 2008.

Chávez-Mendoza, C et al. Bioactive Compounds and Antioxidant Activity in Different Grafted Varieties of Bell Pepper. Antioxidants 2015, 4, 427-446.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close