Cítricos: refrescante no calor e proteção no frio

As frutas cítricas estão entre as frutas mais consumidas no mundo. Elas se destacam pela quantidade de ácidos ascórbico, cítrico e málico, essenciais para o metabolismo e o sistema imunológico. Fazem parte desse grupo as seguintes frutas: laranja (Citrus sinensis), limão (Citrus limon), tangerina (Citrus reticulata Blanco), lima comum (Citrus aurantifolia), pomelo (Citrus maxima), entre outras.

A principal característica dos cítricos é a sua estrutura em forma de gomos cobertos por uma película e uma casca grossa. Outros destaques para essas saborosas frutas está por conta do sabor e do aroma que combinam o azedo e o amargo, embora algumas sejam docinhas, o caso da laranja lima e algumas espécies de tangerina.

Ricas em muitos nutrientes, o principal destaque das frutas cítricas é a vitamina C, pois uma porção média pode oferecer quase 50% das recomendações diárias dessa vitamina para uma pessoa adulta (estabelecida em: 75mg para mulheres; 90mg para homens). A vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, ajuda no combate à fadiga, na cicatrização e na produção de colágeno, o que é excelente para a pele.

Alguns minerais como: potássio, cálcio, fósforo, magnésio, importantes para a saúde dos músculos e dos ossos são abundantes nessas frutas. Além disso, apresentam algum teor das vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e niacina); contém diversos fitoquímicos (substâncias naturalmente encontradas nos vegetais que dão cor e sabor), por exemplo, flavonoides, compostos fenólicos, carotenoides (que são precursores da vitamina A), quantidades razoáveis de fibras e baixo valor calórico (veja a tabela). 

Valor nutricional de algumas frutas cítricas

Fruta (100g)KcalCarboidrato (g)Fibras (g)Vitamina C (mg)Cálcio (mg)Magnésio (mg)
Laranja lima4611,51,843,53110
Laranja pera378,90,853,7229
Limão thaiti3211,11,238,25110
Tangerina poncã389,60,948,8138

Fonte: Taco: 4ª edição

Os benefícios das frutas cítricas são inumeráveis: têm efeito estimulador positivo nos sistemas imunológico, cardiovascular e digestivo; bem como propriedades farmacológicas com ação anti-inflamatórias, antiescleróticas, antivirais, antibacterianas e anticâncer.

A importância dos cítricos deve-se não apenas aos aspectos nutricionais e as propriedades farmacológicas, mas igualmente à sua a elevada produção mundial destinada às indústrias de alimentos, medicamentos e cosméticos, que mobilizam milhões de dólares.

As quantidades de vitaminas, minerais e fitoquímicos variam conforme a fruta e as suas partes (polpa, casca, folha, etc.). Estudos mostraram que a casca, por exemplo, pode conter maior quantidade dessas substâncias do que a polpa, esses dados são importantes para as indústrias de medicamentos e cosméticos, levando ao melhor aproveitamento das frutas.

Depois de apresentar tantos benefícios, é importante avisar que as frutas cítricas não devem ser consumidas de modo exagerado, principalmente as pessoas que apresentam dores gástricas. Nesse caso, é preferível consumir laranja lima ou lima.

Mais uma informação importante: nenhum medicamento deve ser tomado com suco de pomelo, de laranja, de tangerina, ou outra fruta cítrica. As substancias que presentes nessas frutas que faz tão bem ao nosso organismo podem não fazer mal se interagir com alguns medicamentos. O intervalo mínimo entre um copo de suco de frutas e o uso do medicamento é 3 (três) horas. Lembre-se disso.

Curiosidades:

  1. O cultivo dos citros tem mais de quatro mil anos, conforme demonstram escritos encontrados na China. 
  2. Os flavonoides naringina e limonina, responsáveis pelo sabor amargo, estão presentes principalmente na casca das frutas cítricas, mas podem ser encontrados na polpa também.
  3. Em 2020 o Estado de São Paulo foi considerado o maior produtor de laranja e suco de laranja do mundo.

Bibliografia consultada

Czech, Anna et al. “Mineral Content of the Pulp and Peel of Various Citrus Fruit Cultivars.” Biological trace element research vol. 193,2 (2020): 555-563. doi:10.1007/s12011-019-01727-1.

Pereira, Regina Célia. Frutas cítricas: os verdadeiros (e novos) benefícios de laranja, limão. Veja Saúde.   2018. Disponível em https://saude.abril.com.br/alimentacao/frutas-citricas-beneficios-laranja-limao/. Acesso em 27 de abril de 2021.

TACO. NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). 4ª ed. Campinas: NEPA – UNICAMP, 2011. 164 p.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close