Considerações de Nutrição no Outubro Rosa

Outubro rosa é um período para despertar a consciência das pessoas, homem e mulher de todas as idades, da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo e uma das doenças que mais mata mulheres.

O mês está acabando, mas a campanha permanece, pois todos os dias surgem milhares de mulheres com diagnóstico de câncer de mama; muitas vezes avançado e até metastático.

A causa do câncer de mama ainda não está clara. Entretanto, o que já sabemos sobre os fatores de risco deveria ser o suficiente para reduzir a incidência da doença. Infelizmente, desenvolver uma consciência de proteção e cuidado continuam sendo os desafios para o combate do câncer de mama.

Os hábitos de vida são fundamentais, condicionantes e, às vezes, determinantes para o aparecimento da doença. Os impactos – positivos e negativos – começam no útero. Por isso, as mulheres devem cuidar de si e de seu bebê. Excesso de peso, consumo de álcool regular e falta de exercício físico são os principais fatores de risco, embora frequentes na vida de muitas mulheres.

A prevenção do câncer de mama depende do equilíbrio contínuo de hábitos de vida saudáveis. Nenhuma diretriz – nacional e internacional – orientou deitas cetogênicas, jejuns intermitentes, nem suco detox para a prevenção do câncer de mama. A alimentação colorida, nutritiva e balanceada em qualidade e quantidade associadas à pratica regular de exercícios físicos são melhor caminho para a oferta dos nutrientes, o controle de peso e a promoção da saúde.

As recomendações da World Cancer Research Fund International (WCRF), uma instituição renomada nos estudos do câncer, são claras e simples:

  1. Amamentar as crianças até os seis meses (pelo menos)
  2. Cuidar do peso enquanto gestante para os bebês não nascerem com excesso de peso (excesso de gordura corporal)
  3. Evitar o excesso de peso
  4. Evitar o consumo regular de álcool (consumo de até uma dose ao dia)
  5. Manter-se ativa

É perfeitamente compreensível que cumprir todas as orientações acima não seja fácil para muitas pessoas. Mas nada na vida é fácil. Então, não desanime. Continue tentando e buscando a prevenção do câncer de mama todos os dias.  Vale a pena!

#câncerdemama
#prevenção
#outubrorosa
#prevençãodecâncer
#nutriçãoecâncer

Bibliografia consultada

https://www.inca.gov.br/mama

https://www.wcrf.org/dietandcancer/breast-cancer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close