Outubro rosa é um período para despertar a consciência das pessoas, homem e mulher de todas as idades, da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo e uma das doenças que mais mata mulheres.
O mês está acabando, mas a campanha permanece, pois todos os dias surgem milhares de mulheres com diagnóstico de câncer de mama; muitas vezes avançado e até metastático.
A causa do câncer de mama ainda não está clara. Entretanto, o que já sabemos sobre os fatores de risco deveria ser o suficiente para reduzir a incidência da doença. Infelizmente, desenvolver uma consciência de proteção e cuidado continuam sendo os desafios para o combate do câncer de mama.
Os hábitos de vida são fundamentais, condicionantes e, às vezes, determinantes para o aparecimento da doença. Os impactos – positivos e negativos – começam no útero. Por isso, as mulheres devem cuidar de si e de seu bebê. Excesso de peso, consumo de álcool regular e falta de exercício físico são os principais fatores de risco, embora frequentes na vida de muitas mulheres.
A prevenção do câncer de mama depende do equilíbrio contínuo de hábitos de vida saudáveis. Nenhuma diretriz – nacional e internacional – orientou deitas cetogênicas, jejuns intermitentes, nem suco detox para a prevenção do câncer de mama. A alimentação colorida, nutritiva e balanceada em qualidade e quantidade associadas à pratica regular de exercícios físicos são melhor caminho para a oferta dos nutrientes, o controle de peso e a promoção da saúde.
As recomendações da World Cancer Research Fund International (WCRF), uma instituição renomada nos estudos do câncer, são claras e simples:
- Amamentar as crianças até os seis meses (pelo menos)
- Cuidar do peso enquanto gestante para os bebês não nascerem com excesso de peso (excesso de gordura corporal)
- Evitar o excesso de peso
- Evitar o consumo regular de álcool (consumo de até uma dose ao dia)
- Manter-se ativa
É perfeitamente compreensível que cumprir todas as orientações acima não seja fácil para muitas pessoas. Mas nada na vida é fácil. Então, não desanime. Continue tentando e buscando a prevenção do câncer de mama todos os dias. Vale a pena!
#câncerdemama
#prevenção
#outubrorosa
#prevençãodecâncer
#nutriçãoecâncer
Bibliografia consultada